Entrevista da Yerin Baek para Dazed Korea

By Gabrielle - junho 17, 2020



Parece para mim que você obteve mais tatuagens. Eles têm algum significado por atrás?
Yerin: Não necessariamente. Eu consegui algumas tatuagens com meus artistas favoritos em mente. Por exemplo, Amy Winehouse e The 1975. Atualmente eu participo da customização do designer e da coloração para as tatuagens junto com o tatuador.
Tendo 23 este ano, você se sente como uma adulta agora?
Yerin: Não ao todo. (Risos) Antes, eu tive o pensamento que “Eu sou uma adulta agora!” quando eu era um ou dois anos mais jovem. Até agora, minha vida tinha sido principalmente girando em torno de ser uma trainer, e por causa disso, eu pensei que trabalhar na minha empresa era tudo que eu sabia. Ao sair entrando num mundo mais amplo, não parece com uma grande coisa mais. Embora conhecendo pessoas de várias profissões, isso ocorreu me sobre que atualmente “eu ainda sou uma criança”.
A Yerin Baek em 2019 parece ter passado por muitas mudanças. Uma das muitas é a fundação da sua própria empresa. O que você pensa sobre isso?
Yerin: Eu estou feliz que eu sou capaz de sair e trabalhar com pessoas que eu gosto e que gostam de mim, tal como o som e o diretor de palco. Este é um sistema que eu nunca soube antes, e agora eu tenho aberto mais escolhas para mim mesma.
Qual é a razão por nomear sua empresa de ‘Blue Vinyl’?
Yerin: É uma combinação da palavra ‘blue’ que surge frequentemente quando estou escrevendo minhas letras e, do disco ‘vinyl’. Na idade atual onde há muitos canais de músicas, eu penso que, as sensibilidades da analogia de um vinil lembram a maneira que eu faço minha música.
Por outro lado, fundando uma empresa independente faz parecer para mim que você tem uma resolução ambiciosa. Tem um motivo para isso (fundar uma empresa)?
Yerin: Ao invés disso começar uma ambição, eu vejo isto como um desafio para eu crescer ainda mais no futuro. Como eu gastei um longo tempo num mesmo lugar desde que eu era jovem, eu penso que houve definitivamente coisas que eu não fui capaz de experimentar. Agora eu quero lançar músicas com novas pessoas de forma que eu nunca fiz antes.
Qual é a parte mais difícil do processo?
Yerin: Eu tinha dúvidas se minha decisão estava ou não certa. Quando eu senti que estava sendo difícil para mim, eu conheci Park Jinyoung PD-nim novamente. Depois de receber úteis comentários por conversas aqui e ali, eu decidi que eu deveria confiar em mim mesma um pouco mais.
Eu sou provavelmente a primeira pessoa de fora que ouviu o novo álbum da Yerin Baek, não? Eu ouvi bem as músicas que você me amostrou. Como de costume, sua voz está carismática. Mas eu ainda não tenho ideia de qual é o nome do álbum.
Yerin: Eu sou o tipo que finaliza o nome do álbum pouco antes de lançar, então eu vou deixar isto como uma surpresa! (risos)
Quais são os seus pensamentos sobre este álbum?
Yerin: Eu tenho escrito muitas canções de 2015 até 2018, mas por causa de circunstâncias pessoais, eu não obtive o lançamento de várias dessas canções.  Entre essas músicas, eu escolhi as que eu estou contente em lançar. Parece que eu estou terminando a primeira fase da minha vida musical? Eu quero tentar novas músicas para o próximo ano em diante.
Você estava entre os 19 e 22 anos de 2015 até 2018. Pessoalmente, o que significa este período para você?
Yerin: Pessoalmente, havia várias mudanças nesse período. Eu tinha previsto “ultimo ano e este ano será similar” mais depois de sair para o mundo, houve muitos eventos inesperados. Eu refleti sobre aquelas súbitas mudanças. Também, eu na verdade comecei a escrever músicas muito antes. Mais tarde, eu conheci alguém quem poderia ajudar com meus arranjos das músicas. Minhas músicas começaram a ser mais aperfeiçoadas depois trabalhando com este arranjador de músicas.
Eu ouvir dizer que todas as suas músicas, exceto por uma, terá letras em inglês. Há uma razão para usar letras em inglês?
Yerin: Eu sinto que minha execução e vocalização se destaca mais quando eu canto em inglês. Eu me sinto confortável usando inglês também devido o meu curto período gasto estudando no exterior, e eu acho isso encantador, usando expressões indiretas. Claro que eu gosto de escrevo letras em coreano também, eu penso que isso é valido, que letras coreanas não podem ser escritas por estrangeiros e algumas expressões podem só serem usadas em coreano.

Quando fez este álbum, você já pensou ‘eu gostaria que as pessoas ouvissem ele dentro de uma determinada situação’?
Yerin: Geralmente, eu escuto minhas músicas enquanto eu estou no carro. Eles realmente se ajustam ao cenário de Seul, especialmente sob o sol! Da mesma forma, eu imagino as pessoas ouvindo minhas músicas nesta mesma situação.

Qual á música dentro do álbum que você tem mais afeição?
Yerin: Devem ser ‘True Lover’ e ‘Love Love Love’. Em primeiro, ‘True Lover’ é uma música em homenagem para Amy Winehouse. Ela é uma música que eu gosto bastante e escrevi a um longo tempo, mas não tinha lançado. Agora isto está finalmente vindo ao mundo. Quanto a ‘Love Love Love’, eu gravei a música ano passado depois de escreve-la. Eu agora ouço minha voz de antigamente, mas eu gostaria de dizer que ela mudou muito. Eu acho estranho saber que eu ainda estou desenvolvendo. De todas as músicas deste álbum, eu pessoalmente acho que eu cantei o melhor que pude. (Risos)

Está é a razão por lançar (o álbum) no inverno?
Yerin: Eu tenho ouvido frequentemente que minha voz combina bem com o outono e inverno. No entanto, eu não concordo com isso. Ela vai muito bem com todas as quatro estações! (Risos)

Quando foi previamente mencionado como ‘isto foi sorte’, Baek Yerin sempre mostrou bons resultados nos Charts de Músicas. Você tem alguma ambição para este álbum?
Yerin: Até agora, eu nunca tinha imaginado minhas músicas lançadas estarem no topo dos Charts. Especialmente como para o meu primeiro álbum <Frank>, onde todos tentaram me parar por cantar minhas músicas com letras em inglês. Eu teimosamente insisti que as pessoas iriam se habituar a isso, e lancei músicas com letras em inglês frequentemente depois disso. No entanto, quando aquelas músicas ‘entraram no topo dos charts’ eu me encontrei surpresa. Desde que todos disseram que elas não iriam chegar a isso. Claro que agora, os resultados dos charts de músicas se tornaram uma medida de reconhecimento, você não pode ajudar, mas pode ser consciente disso. No entanto, eu não quero ser limitada por isso.

Quando estava se preparando para este álbum, há alguma coisa que você mudou como cantora?
Yerin: Eu tentei duramente só olhar para as coisas boas. Eu deixei meus sentimentos serem mostrados, ao cantar como antes. Quando preparava este álbum, eu não usei muito o instagram e quase completamente não li nenhum comentário, então eu acho que me tornei menos sensível. Especialmente desde que há muitas pessoas em minha volta que constantemente me dão amor, eu só quero compartilhar este amor com os outros? Assim como eu sinto que começo a ser muito comunicativa nessa entrevista, mas eu ainda quero continuar. (Risos)

Baek Yerin brilha mais quando ela está em festivais ou no palco. Lançamentos de músicas são bons, mas ver você se apresentar ao vivo é mais impressionante. Qual é a coisa mais importante que você acha quando se apresenta ao vivo?
Yerin: Eu considero importante ser confiante em sua própria aparência ao subir no palco. Eu penso como meus vestuários irão me dar forças durante minhas apresentações ao vivo. Quando eu gravo, eu costumo a ter várias ideias sobre os figurinos. Eu também tento meu melhor para escolher minha música favorita do repertório, a fim de transmitir sentimentos emocionantes para o público.

O vídeo do YouTube ‘Square’ qual começou a febre ‘Baek Yerin one-piece’ foi especialmente adorado. Finalmente, a música irá ser liberada para o público através deste álbum. Você conseguiu gravar o frescor das apresentações ao vivo dentro de um estúdio de gravação?
Yerin: Hum... não. (Risos) O ‘Square’ demo que eu fiz para as apresentações no festival teve um som diferente do que a versão atual. Originalmente, a música foi escrita enquanto eu pensava sobre O 1975 e Michael Jackson. No entanto, quando eu participei do festival, eu não podia produzir uma música similar para a versão original, devido à natureza do ambiente da apresentação ao vivo. Por isso atualmente a música é com uma atmosfera um pouco diferente. A preferência pelas duas versões pode variar dependendo do seu gosto, mas eles têm diferentes charmes, então aproveite todos eles. (Risos)

Você começou a promover como a vocalista na banca The Volunteers desde o ano passado. Enquanto isto é natural para Baek Yerin aventurar-se dentro da música rock, é também refrescante de ver. Qual foi a sua motivação?
Yerin: Nos últimos 4 anos, eu não tive um único dia de folga.  Trabalhando duro todos os dias, eu comecei a me sentir estressada e insatisfeita. Por acaso, eu fui para uma apresentação da Banda. Eu fiquei impressionada por como eles falavam sobre os sentimentos dos músicos com tal amor, sede, fúria etc. Que foi quando meu interesse por bandas começou. Naquela época, eu também era viciada por documentários sobre oásis.

Qual artista teve mais influência na música de Baek Yerin?
Yerin: Amy Winehouse, Whitney Houston. E também pessoas próximas que me ajudaram muito. Produtor Cloud, o músico de Jazz Yun Seokcheol, da Windy City o professor Kim Banjang.

Há mais alguns artistas que você gostaria de colaborar?
Yerin: FRNK do grupo XXX! Um dos vários, entre todos os artistas interessantes do recente cenário musical.

Dezembro de 2019, qual fase de um musico você pensa em estar?
Yerin: Finalmente conseguido um emprego depois de passar pela fase do ‘chwijunsaeng’ (n/t: gíria coreana para descrever estudantes que estão procurando um emprego). (Risos) Agora eu posso olhar para trás e confortavelmente antecipar o que o futuro tem no guardado para mim. Embora isso ainda esteja muito distante.

Como você ver a indústria musical esses dias como uma jovem artista contemporânea?
Yerin: Esses dias há mais álbuns single sendo lançadas que álbuns completos, com o resultado o número de músicas por álbum é baixo. Claro, eu concordo que os antigos métodos dão mais trabalho para uma música são uma grande demanda. Há pros e contras para isso, mas eu acho que é mais legal ter muitas músicas em um único álbum. Eu posso sentir a quantidade de tempo e esforço colocada nela.

Você pensa sobre a Baek Yerin no ano de 2020?
Yerin: Depois do lançamento de 2 CDs neste álbum, desta vez eu terei limpado completamente os anos 2010 (n/t: Significa que ela conseguiu lançar todas as músicas que ela escreveu no passado), e eu serei capaz de tentar músicas mais modernas no futuro. Eu tenho estado compondo músicas com sons reais até agora, mas eu vou tentar sons MIDI no futuro. Este será o ano onde eu estarei mostrando coisas novas paras as pessoas e contar que ‘eu posso fazer isso também!’

Não resta muito de 2019.
Yerin: Eu sei. Nós estamos nos aproximando de dezembro. Eu já disse para mim mesma que eu quero conseguir uma carteira de motorista este ano! (Risos) Eu acabarei adiando novamente.




  • Share:

You Might Also Like

0 Comments